GineHistória

O Cantinho da História

os jogos pan-helénicos 6 de Junho de 2009

Filed under: Uncategorized — filipa92 @ 20:01

 

     Os grandes concursos pan-helénicos são os que oferecem melhores condições para que a colaboração entre as várias cidades aconteça. Constituíram um elemento de congregação que ultrapassava as barreiras políticas e exigia a paz temporária entre as cidades. Os jogos aparecem como um factor de união entre todos os gregos e revelam a importância que era concedida ao desenvolvimento do corpo e do espírito. Os jogos apresentam-se com um aspecto simultaneamente cívico e religioso.

     Eram numerosos os santuários, sendo os mais famosos o de Delfos, o de Olímpia, o de Nemeia e o de Corinto. Realizavam-se em todos eles com regularidade competições artístico-desportivas de carácter religioso: os jogos.   

          

  • OS JOGOS OLÍMPICOS

     Estes jogos, realizados de quatro em quatro anos eram celebrados em honra do deus Zeus, no santuário de Olimpo. Tinham a duração de cinco dias, concentrando-se, nos dois primeiros dias, actos religiosos e, nos outros, provas desportivas. Competia-se: a corrida de velocidade,  a luta, o salto, o lançamento do disco e do dardo- Pentatlo. No hipódromo realizava-se a corrida de quadrigas.

     No fim, realizava-se uma procissão e um banquete onde os vencedores eram proclamados. O prémio recebido era uma coroa de ramos de oliveira brava. Era considerada “uma coroa de Glória, já que as respectivas vitória eram perpetuadas na poesia, na pintura e na escultura, o que os fazia ascender à categoria de heróis e usufruir de honras múltiplas, aquando do regresso à sua cidade” (1), 

     A importância das Olimpíadas foi tal que vieram a ser usadas como calendário pan-helénico. A partir do cálculo do seu início em 776 a. C., contavam-se de quatro em quatro anos, correspondendo às grandes festividades. 

 

 

  • OS JOGOS PÍTICOS

     Os jogos Píticos eram celebrados em honra de Apolo, em Delfos, também de quatro em quatro anos, não coincidentes  com os Olímpicos, caracterizavam-se por terem como origem concursos musicais e, só mais tarde, acumularem festas desportivas. Os vencedores eram premiados com uma simples coroa de louros. Havia ainda os Jogos Nemeus, em Nemeia e os Ístmicos, em Corinto. A realização dos Jogos permitiu aos Gregos a tomada de consciência da sua   cultura comum.

 

(1) COUTO, Célia Pinto do e outros, O Tempo da História,  História A-10º ano, Porto, Porto Editora, 2008,  1ª  edição.

 

 

Trabalho realizado por:

 

Ana Catarina Amaral nº 2

Filipa Henriques nº 13

Flávio Marques nº 15

Jessica Inácio nº 19